Núcleo da Polícia Militar de Santa Carmem intensifica ações e registra recorde no combate ao tráfico de drogas
Fonte: Núcleo de Policia Militar de Santa Carmem
O Núcleo da Polícia Militar de Santa Carmem vem apresentando resultados expressivos no enfrentamento à criminalidade, especialmente no combate ao tráfico de drogas, conforme informações encaminhadas pelo comando da unidade, atualmente sob responsabilidade do primeiro-sargento Almeida.
O primeiro-sargento Almeida assumiu o comando do Núcleo da Polícia Militar de Santa Carmem em outubro de 2025. Antes de assumir a função no município, o comandante integrava a Força Tática e atuava na cidade de Sinop, trazendo experiência operacional e estratégica para o fortalecimento da segurança pública local.
O Núcleo da Polícia Militar de Santa Carmem integra o 11º Batalhão de Polícia Militar de Sinop, pertencente ao Comando Regional 3 (CR3) da Polícia Militar de Mato Grosso.
Durante sua posse, o comandante destacou que sua missão à frente da unidade é fortalecer o combate à criminalidade, garantir a preservação da ordem e da segurança pública, além de promover maior integração entre a Polícia Militar e a comunidade, com atenção especial à formação cidadã da juventude e à construção de uma sociedade mais segura.
Como reflexo das ações intensificadas, do uso de inteligência policial do próprio núcleo e do monitoramento urbano por meio de câmeras de segurança, o município registrou, nos últimos 40 dias, números recordes de prisões e apreensões relacionadas ao tráfico de drogas, superando registros de anos anteriores.
Segundo o comando, nesse período foram confeccionados sete boletins de ocorrência, todos relacionados a crimes de tráfico de entorpecentes. As operações resultaram na apreensão de aproximadamente três quilos de maconha e cerca de 500 gramas de cocaína e pasta base de cocaína, sendo que grande parte das substâncias já estava fracionada e pronta para a comercialização.
As ocorrências culminaram ainda na prisão de 12 pessoas diretamente envolvidas com o tráfico de drogas em Santa Carmem, representando um impacto significativo na desarticulação de pontos de venda e distribuição de entorpecentes no município.
As ações existosas da Policia Militar em Santa Carmem tem ganhado grande repercução em nível regional, em páginas nas redes sociais o comandante local em entrevista declarou que "Em Santa Carmem, o bandido ou muda de profissão ou muda de cidade", "Se você está pensando em ir para Santa Carmem fazer coisas erradas?! Fique longe de Santa Carmem", as falas firmes do comandante em combate ao crime, ganharam as ruas da cidade e a população tem reconhecido o trabalho sério da Policia Militar aumentando consideravelmente as denúncias.
O comandante ressalta que os resultados são fruto do empenho diário das equipes operacionais, do policiamento ostensivo e preventivo, bem como da colaboração da comunidade, por meio de denúncias anônimas, que têm papel fundamental no fortalecimento da segurança pública.
O Núcleo da Polícia Militar de Santa Carmem reforça que as ações continuarão sendo intensificadas, contando com apoio do 11º Batalhão de Policia Militar sob o comando do Tenente Coronel Juliano, e do Comando Regional 3 (CR3), que tem como comandante o Tenente-Coronel Edylson, reafirmando o compromisso permanente com a manutenção da ordem pública, da segurança e da tranquilidade da população.