Setembro Amarelo: CRAS realiza campanha de combate e prevenção ao suicídio

Publicado em: 21/09/2021 ás 08:01:00

Em virtude das ações de prevenção e combate ao suicídio que acontecem durante todo o mês de setembro, a Secretária de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, adere à campanha Setembro Amarelo e realiza atividades focadas na saúde mental das famílias assistidas pela unidade e alunos da rede municipal de ensino.

A equipe estampou camisetas, personalizou a decoração do prédio do CRAS e distribuiu laços amarelos com mensagens de valorização à vida, divulgando o acolhimento e a escuta feita pelos profissionais do CRAS. Realizou trabalhos com os grupos e ministrou palestras com alunos da rede pública municipal.

No grupo de mulheres, a equipe preparou uma atividade manual, voltada a motivação. “No encontro de hoje trabalhamos o Pote da Gratidão, onde cada mulher confeccionou a decoração do seu pote e nele serão depositadas frases e palavras motivacionais, para aqueles dias em que se sentirem tristes, desanimadas, passando por alguma dificuldade. O pote da gratidão é um trabalho que envolve concentração, criatividade e cooperação entre todas. E lembrem-se, a campanha Setembro Amarelo é a luta pela valorização da vida, vocês são muito especiais” exclama Felipe Pelissari, psicólogo do CRAS.

A campanha também se une com a Secretaria de Educação e Cultura, trabalhando na Escola a prevenção de forma mais efetiva entre crianças e adolescentes.

“Nesta última segunda-feira o psicólogo Felipe realizou uma palestra com alunos da Escola Municipal Selvino Damian Preve e na quinta-feira (23) será realizada a palestra ao grupo de gestantes da secretaria de saúde, fechando todo um ciclo de atividades voltadas ao Setembro Amarelo” explica a Secretária de Assistência Social, Alini Mazotti Gimenes.

Além do atendimento proporcionado pelo CRAS, todo cidadão que precise de apoio emocional ou do atendimento de prevenção do suicídio pode ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV) no número 188.

Qualquer pessoa atendida pelo CRAS pode procurar a unidade para tirar dúvidas ou se cadastrar para participar das reuniões dos grupos. O CRAS Santa Carmem fica localizado na Rua Carlos Gomes, – o CRAS, funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O telefone de contato é (66) 3562-1684.