Semana Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação promove capacitações

Publicado em: 02/02/2018 ás 07:09:00

As Escolas da rede municipal de ensino da Prefeitura de Santa Carmem iniciaram o ano letivo de 2018 no dia 25 de janeiro. E, pensando na capacitação do seus profissionais a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu a Semana Pedagógica.

No dia 26 de Janeiro, o IEPES MT, o Instituto de Educação Profissional, Treinamento  Desenvolvimento de Ensino, realizou nesta parceria Curso Interativo de Metodologia do Trabalho Pedagógico do Ensino Fudamental, através da facilitadora Profª Liliaa Aparecida Corá.

Já no dia 29 de Janeiro, o curso interativo teve como tema Educação Infantil e Rotina Escolar, ministrado pela facilitadora Profª Sandra da Conceição Donato Ferreira, que apresentou a propostas aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

No dia 30 e 31 de Janeiro foi a vez do Programa Alfa e Beto. Ministrada por umas das tutoras do Instituto Alfa e Beto a Professora Ana Helena Munó a capacitação teve como tema o “Ensino estruturado com foco na pratica educativa baseada em evidências e estratégias para potencializar os resultados”. Segundo a Proposta Pedagógica dos Programas de Ensino do Instituto Alfa e Beto (IAB), não basta só treinar o aluno a ler e analisar textos, é necessário Saber ler, ter Fluência de leitura, Sintaxe, Vocabulário e Habilidades de Compreensão.

Com uma proposta pedagógica inovadora, nos últimos 30 anos o Programa Alfa e Beto de Alfabetização já alcançou notável avanço no que se refere à forma de ensinar as crianças a ler e escrever.

Em Santa Carmem, o Programa começou a ser utilizado em 2008, atendendo os alunos das séries iniciais do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental, em 2012 foi integrado também até o 3º ano, já a partir de 2014, todas as turmas do Pré 5 Anos até o 5º Ano do Ensino Fundamental todos os alunos foram integrados no programa.

Segundo dados do QEDU, Santa Carmem em 2015, apresentou taxa de aprovação de 100% nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, já no 3º Ano, apresentou 84,2 % de alunos aprovados. No 4º Ano, a porcentagem de aprovados foi de 90,4%, sendo que o 5º Ano apresentou 98,5% de alunos aprovados. Conforme a avaliação da Prova Brasil de 2015, os alunos estão com média de 6,51 a nível de Brasil, uma das melhores médias do Estado do mato Grosso.

“O trabalho com as turmas ao Programa da oportunidade ao aluno de se preparar de forma consistente para enfrentar não apenas os desafios da Prova Brasil, mas também os desafios subsequentes da escola”, conclui a Secretária de Educação Marly Quintino Alexandre.