Secretaria de Saúde realizou ações em parceria com a Secretaria de Educação de combate a dengue nas escolas.

Publicado em: 30/11/2023 ás 07:57:00

A prefeitura de Santa Carmem através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação realizou ações de conscientização, prevenção e combate a dengue nas escolas públicas municipais. Os alunos tiveram orientações e apresentações falando sobre as formas de prevenir a doença.

A coordenadora da Vigilância da cidade, Neuza, fala sobre a importância da prevenção da doença. “É muito relevante que os alunos saibam sobre a doença e dos cuidados necessários para prevenir. Assim, eles podem ajudar  levando essas informações aos pais para ajudar em casa no controle dos criadouros para que o mosquito não se prolifere”.

As ações de prevenção estão sendo realizadas pelas da Vigilância Sanitária e os Agentes de Combate as Endemias A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta > 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

Procure atendimento na sua unidade de saúde.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas O período mais chuvoso no Brasil, na maior parte do país, costuma ocorrer de novembro e maio. É também nesta época do ano que o país regista um aumento significativo nas notificações de casos de dengue. Para avançar com as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito que também transmite Zika e chikungunya, o Ministério da Saúde reforça a importância fundamental da participação da sociedade na eliminação dos focos do mosquito em ambientes domésticos.