Secretaria de saúde promove ações voltadas ao Dezembro Vermelho mês de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis

Publicado em: 07/12/2021 ás 09:50:00

O Dezembro Vermelho, é marcado por uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

“A orientação sobre prevenção, testes entre outros cuidados são constantemente trabalhados pelo município de Santa Carmem, esse mês iniciamos a campanha com a população do projeto Casulo por meio de roda de conversa sobre HIV/Aids ISTs reforçando a importação da prevenção”, destaca Fátima Malinski.

Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.

O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. O meio de transmitir o vírus a outras pessoas dá-se pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. Assim as outras ISTs pode ser transmitida seja através da relação sexual ou por meio não sexual que seria contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.