Seção de atalhos e links de acessibilidade

background de plantas

Seção do menu principal

Santa Carmem integra avanço histórico do Consórcio CIDESA com equivalência nacional no Serviço de Inspeção Municipal

  • Publicado em 06/10/2025

A Prefeitura Municipal de Santa Carmem, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM-CIDESA), comemora uma importante conquista que representa um marco para o desenvolvimento da agroindústria regional.

De acordo com a médica veterinária Karolyne Bassetto, Responsável Técnica e Coordenadora do SIM-CIDESA, esse avanço começou em agosto de 2024, quando foi necessária a cessão de um médico veterinário concursado ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (CIDESA), para a estruturação das atividades de inspeção de produtos de origem animal.

Logo em seguida, o consórcio passou a integrar o Projeto CONSIN3, iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que tem como objetivo garantir a equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Essa equivalência permite que os produtores que atendam às exigências estruturais, sanitárias e documentais possam comercializar seus produtos em todo o território nacional.

Segundo Karolyne, o trabalho desenvolvido ao longo de um ano resultou na certificação oficial de equivalência SISBI, concedida ao consórcio por meio de portaria do MAPA. A cerimônia de entrega ocorreu em Santa Catarina, com a presença de representantes do consórcio, produtores beneficiados, autoridades municipais e a equipe técnica.

Meu papel nessa caminhada foi assumir a coordenação do Serviço de Inspeção Municipal do CIDESA, desenvolvendo a legislação, acompanhando produtores, realizando visitas nos municípios e implementando todas as ações necessárias para alcançar esse resultado. Hoje, já temos um produtor certificado com a equivalência nacional, podendo comercializar em qualquer estado brasileiro”, destacou Karolyne Bassetto.

Atualmente, o Serviço de Inspeção Municipal via CIDESA já está ativo em 10 municípios, incluindo Santa Carmem, onde o SIM foi implementado em outubro de 2024. Com isso, os produtores locais podem comercializar livremente dentro dos 16 municípios consorciados e, para aqueles que alcançarem as exigências do SISBI, em todo o Brasil.

A conquista reforça o compromisso da gestão municipal em valorizar a agricultura familiar, fortalecer a economia regional e ampliar as oportunidades de mercado para os produtores de Santa Carmem e região.

Active

plugin