Projeto “Princípio da Vida” para gestantes em situação de vulnerabilidade é lançado pelo Prefeito Rodrigo

Publicado em: 21/07/2021 ás 11:48:00

Na última semana o prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Audrey Frantz realizou o lançamento de um projeto que tem como objetivo apoiar gestantes do município, em todas as suas necessidades.

Projeto tem pelo nome seu princípio, onde a gestação segura e tranquila da mulher carmense é o objetivo, tendo nesse tema os cuidados primordiais, para um resultado em comum e eficaz, em que o amor e os cuidados necessários e essenciais para mãe e para o filho sejam tomados.

O objetivo do projeto é a formação de um grupo, inovador, com soluções simples, porém inteligentes, projetando e executando com seriedade, tendo como referência à realidade de cada uma das usuárias gestantes, sugerindo a melhor forma de proporcionar os cuidados necessários para si e para o bebê.

O projeto tem como visão tornar-se referência em projeto e execução, de prevenção e a amenização das necessidades básicas de que precisam mãe e filho, assegurando vidas que crescem dia a dia no ventre da mulher carmense, demonstrando a suma importância do crescimento social e a contribuição no desenvolvimento do município.

O projeto é aprovado pelo CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e prevê auxilio às gestantes e seus futuros filhos, pautado pela Lei Municipal nº 0832/2021, o qual disponibiliza recursos para que o município possa adquirir Kits de Higiene, produtos para a gestação e para o nascituro para as mulheres participantes.

Inicialmente o projeto irá contemplar 20 gestantes e o valor total investido no projeto para esse ano é de R$40.000,00, de acordo com o CRAS, esse valor é oriundo de doações recebido no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e o patrocinador é Eduardo Massashi Yabuta, um dos presidentes do Grupo Yabuta proprietária da Granja Sinop, com sede em Sinop.

Conforme o projeto, as atividades serão: Tratamento de formação mês a mês da gestação, suas mudanças (físicas e emocionais) e sua nova realidade (alto aceitação), com construção de atividades vivenciadas, com apoio técnico de acolhimento da equipe técnica do CRAS. Palestras e atividades que poderão ser realizadas por meio virtual ou presencial, conforme as determinações e orientações do ministério da Saúde. Participação em grupo de aproximadamente 20 (vinte) mulheres gestantes, por etapa (cronograma anexo), selecionadas por critérios socioeconômicos e vulnerabilidades, analisadas pela equipe do CRAS e com o assessoramento da equipe da saúde. Orientação por técnico profissional como nutricionista, com orientação alimentar, para uma gestação saudável, levando em conta a capacidade da gestante assistida. Orientação, avaliação e atendimento odontológico. Orientações, informações, e esclarecimento de dúvidas com enfermeira responsável. Fisioterapeuta, para orientar e trabalhar posturas para gestantes. Acompanhamento e análise das gestantes, tendo acompanhamento do início ao fim da gestação. Acompanhamento e trabalhos com palestras e dinâmicas para autoaceitação e autoestima das gestantes com Assistente Social e Psicólogo.  Duração de 6 (seis) meses. Produtos para entrega ao término do projeto. (20 banheiras/ 20 kit higiene do bebê/ 20 kit mamadeira/ 20 carrinho de bebê/ 100 pacote de fraldas descartáveis tamanho P/ 100 pacote de fraldas descartáveis tamanho M/20 kit fraldas de pano com três peças/ 120 macacão/ 120 borys/ 120 mijão/ 20 toalhas de banho/ 20 mantas/ 120 pares de meia/ 120 lenços umedecidos/ 20 jogo de lençol para berço de três peças. Finalização entrega de produtos para cada gestante, sendo uma banheira / um kit higiene do bebê/ um kit mamadeira/ um carrinho de bebê/ 05 pacotes de fraldas descartáveis tamanho P/ 05 pacotes de fraldas tamanho M/ um kit de fralda de pano com três peças/ 06 macacão/ 06 borys/ 06 mijão/ uma toalha de banho/ uma manta/ 06 pares de meias/ 06 pacotes de lenço umedecido e um jogo de lençol para berço de três peças.