Prefeitura realiza Campanha de Vacinação Antirrábica
A Prefeitura Municipal a Secretaria de Saúde em parceria com residentes médicos veterinários da UFMT Campus Sinop, através da Vigilância em Saúde/Zoonoses, informa estão realizando a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos 2019.
A primeira etapa da vacinação aconteceu no dia 23 de julho, na comunidade rural Casulo. Outras localidades da zona rural, receberão os profissionais entre os dias 29 de julho à dia 02 de agosto. O dia D da Vacinação Antirrábica deve acontecer no dia 24 de agosto no ESF com horario de atendimento das 08:00 hrs as 17:00 hrs e no dia 17 de agosto a equipe fará um mutirão de vacinação nos residenciais.
Avisos importantes para a campanha:
Levar a Carteira de Vacinação do animal; cães devem ser levados com coleira e guia (cães bravos levar com focinheira); gatos devem ser levados em gaiolas ou sacos; os animais deverão ser levados por adultos; não será entregue doses de vacinas.
Sobre a doença
A raiva é uma doença fatal, a transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva do animal infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente a agressão. Qualquer mamífero, principalmente, cães, gatos e morcegos infectados pelo vírus podem transmitir a raiva.
Caso você seja agredido por cão ou gato, mesmo se o animal estiver vacinado contra raiva, tomar as seguintes providências:
Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão; procurar com urgência a Unidade de Saúde mais próxima; não matar o animal e, sim; deixá-lo em observação por 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de Raiva; se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente à Unidade de Saúde; nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas.Lembre- se que a única forma de proteger os animais de estimação contra a raiva é vacinando-os!