Prefeitura planeja ações e quer fortalecer comércio de Santa Carmem

Publicado em: 09/03/2018 ás 11:49:00 Autor: JOAO MALINSKI JUNIOR

O prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Audrey Frantz, juntamente com o vice-prefeito e a secretária de administração Aline, se reuniram com comerciantes locais na manhã desta sexta-feira, (9), para discutir possíveis ações que possam fomentar o desenvolvimento do comércio local. Cerca de 65 lojistas e comerciantes de todos os seguimentos foram convidados.

Durante o encontro, o prefeito Rodrigo Frantz, disse que para fortalecer o comércio da cidade é fundamental incentivar a população para fazer suas compras no comércio local e os comerciantes precisam estarem unidos e também realizar suas compras no comercio da cidade.

Na oportunidade, o prefeito agradeceu a presença de todos, pois nessa primeira reunião realizada com os comerciantes, várias opiniões e ideias foram sugeridas.

Rodrigo também apresentou aos presentes a proposta de criar um cartão de crédito para servidores municipais com desconto de fatura direto na folha de pagamento, onde o mesmo seria para uso exclusivo de compras no comércio local.

Rosana aponta que um dos problemas enfrentados é que o cidadão muitas vezes deixa de pesquisar o preço da mercadoria no comércio local acreditando ser mais caro que o da cidade vizinha. “Às vezes eles nem pesquisam o preço, tem muitos que vem e pesquisam e vê que realmente não tem tanta diferença, lógico que o mercado não tem como competir com uma rede de mercado atacado de Sinop; não compete, mas também não tem tanta diferença. Se você for analisar os gastos de ir até Sinop, seria de repente a diferença de estar comprando em Santa Carmem mesmo, só que o problema hoje é que a maior parte da população não faz isso e acabam não ajudando a própria cidade a crescer, a fazer girar a renda dentro do município” comenta Rosana Schneider, sócia proprietária do Supermercado Central.

Para o Prefeito o primeiro passo é sensibilizar a população sobre a importância de fomentar o comércio local, fazer com que a renda gire no município para que as empresas consigam crescer, melhorar a oferta de produtos e também gerar mais emprego. “O primeiro passo, nós temos que fazer com que o povo se sensibilize e note que tem que ter compromisso com a cidade e depois o comércio local precisa trabalhar unido. Sabemos que o comércio sempre está ajudando com patrocínio e é necessário exigir também que as entidades façam compras no próprio comércio local” aponta.

Edmundo de Jesus, conhecido como “Mola” disse que o segredo do comércio na pequena cidade é ter uma margem de lucro reduzida, mantendo o cliente e inclusive a qualidade do que é fornecido. Ele ainda comenta sobre o início onde as pessoas não acreditavam que fora da Avenida do Comércio o seu negócio iria dar certo e ele comenta que praticamente dobrou as vendas.

Maria Eliane da empresa Maria Viagens e Maemic Bike e Moto, conta que o serviço de manutenção de bicicletas e motos acaba não sendo prejudicado pelo comércio da cidade vizinha e a passagens a saída foi inovar e intensificar o atendimento online través das redes sociais e telefone, atendendo pessoas de outros municípios e estados.

A proprietária da Panificadora e Confeitaria Expedito , Maristela Diel, diz que é necessário investir no comércio. “Para poder fornecer pra prefeitura tivemos que nos adaptar e modernizar também, comprando computador, tivemos que nos especializar, equipar e se organizar” pontua.

O Prefeito acredita que o comércio tem potencial de aumentar suas vendas no mínimo 30%, somente trabalhando a conscientização. Rodrigo diz que hoje o município entende a situação do comércio e tem buscado saídas inclusive intensificando a fiscalização do comercio ambulante e pede aos presentes para auxiliar comunicando ocorrências a prefeitura.

Rodrigo ainda comenta que tem buscando alternativas para geração de emprego e renda e em breve lançará o setor industrial onde os lotes terão apenas o custo da infraestrutura, porém as empresas que desejarem se instalar no município deverão gerar um número mínimo de emprego.