Prefeitura de Santa Carmem inicia primeira etapa de atendimento para cirurgias bariátricas pelo SUS
A Prefeitura Municipal de Santa Carmem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quarta-feira (19) à primeira etapa do processo de tratamento para emagrecimento por meio de cirurgias bariátricas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta fase, 24 pessoas foram avaliadas como aptas e passam por todo o processo de atendimentos necessários até o agendamento da cirurgia.
Os participantes recebem acompanhamento médico, atendimento psicológico, avaliação nutricional e orientação com endocrinologista. Com essas etapas em andamento, foram convocados hoje para o primeiro encontro coletivo realizado no Centro de Saúde, das 7h30 às 9h, conduzido pelo nutricionista Maurício de Oliveira.
Durante a reunião, foram apresentadas orientações fundamentais sobre o processo pré e pós-operatório, especialmente sobre a rotina alimentar nos primeiros 90 dias após o procedimento, suplementação nutricional, importância da prática de atividades físicas e hidratação adequada. O encontro também buscou esclarecer sobre a mudança de hábitos e a necessidade de acompanhamento contínuo com médico, nutricionista e psicólogo.
Conforme informou o nutricionista Maurício de Oliveira, das 24 pessoas agendadas, 13 compareceram à reunião. O encontro foi considerado importante para alinhar expectativas e esclarecer dúvidas sobre como é a vida após a cirurgia bariátrica.
Na apresentação, também foram reforçados os critérios vigentes no SUS para acesso ao procedimento: Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou acima de 40 kg/m², idade mínima de 14 anos — com autorização dos pais ou responsáveis — além de acompanhamento multiprofissional. Situações específicas, como idosos e pessoas acamadas, são avaliadas individualmente conforme protocolo. Além de requisitos básico, é exigido que o paciente siga regularmente os atendimentos agendados com os profissionais.
As cirurgias serão realizadas conforme o andamento dos acompanhamentos individuais e seguindo todas as diretrizes do SUS. Os encaminhamentos são feitos pelos médicos das unidades de saúde e pelos endocrinologistas.
A Administração Municipal reforça que essa iniciativa marca um avanço significativo no cuidado à saúde da população, ampliando o acesso a um tratamento especializado para pessoas que convivem com obesidade grave e que necessitam de suporte multiprofissional.