Outubro Rosa em Santa Carmem

Publicado em: 08/11/2022 ás 09:20:00

O Outubro Rosa é uma campanha já consolidada mundialmente com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A Prefeitura de Santa Carmem realizou diversas ações ao longo deste mês, sobretudo no âmbito da saúde, como forma de chamar a atenção da população sobre o tema.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se integra ao movimento com trabalhos educativos e serviços de prevenção e diagnósticos. As duas Unidades de Atenção Primária à Saúde do município  realizou uma ampla programação, abordando temas como conscientização do autoexame e importância do diagnóstico, papel da alimentação na prevenção do câncer de mama, autoestima feminina, o impacto na qualidade de vida frente ao diagnóstico da doença, dentre outros.

Entre as  atividades realizadas ouve o dia D com horário estendido para realização de consulta médica, odontológica, solicitação de exames de mamografia, oferta de testes rápidos e exames citopatológicos, bem como uma busca ativa de pacientes pelas agentes comunitária de saúde .

De acordo com a secretária de saúde Fátima Malinski, a campanha buscou sensibilizar as mulheres sobre o autocuidado, já que o câncer de mama é um dos mais recorrentes e o diagnóstico precoce é fundamental para reduzir os índices de mortalidade. “É muito importante que as mulheres façam o autoexame, adotem hábitos saudáveis e busquem fazer exames de rotina. Lembrando que o exame de mamografia é recomendado a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos”, reforçou a secretária.