Municípios do Nortão através do Consórcio destinam 190 mil para funcionamento de Unidades Móveis do Hospital de amor e Santa Carmem é a primeira a receber os atendimento nesta terça-feira

A Unidade Móvel do Hospital de Amor será instalada amanhã (19) na Praça Emilio Malinski

Publicado em: 18/10/2021 ás 15:50:00

Aconteceu na manhã desta segunda-feira(18/10) o lançamento dos atendimentos das Unidades Móveis do Hospital do Amor, que atenderão 15 municípios da região Norte de Mato Grosso. A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores em Sinop e contou com a presença de várias lideranças, entre elas o prefeito de Santa Carmem e presidente do Consórcio Intermunicipal Vale do Teles Pires, Rodrigo Audrey Frantz.

Conforme informou Rodrigo Audrey Frantz, através da assessoria, o funcionamento das duas Unidades Móveis do Hospital de Amor será custeado pelas prefeituras com um investimento mensal através do Consórcio de 190 mil reais. “Os municípios, através do Consórcio abraçaram a causa e será investido todo mês esse montante de 190 mil reais para que seja possível que as unidades trabalhem nos municípios atendendo a milhares de pessoas, sem esse recurso não seria possível o funcionamento das duas Unidades Móveis. ” Ressalta.

O gestor destaca que o valor investido por mês através do Consórcio atenderá uma demanda de 1350 mamografias e 1000 exames de Papanicolau. "O Consórcio através da equipe técnica e diretoria da Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso  irá acompanhar as demandas de atendimentos e procedimentos. Sempre seremos parceiros e o 'braço forte' dos municipios quando o assunto é a saúde da população" exclama Rodrigo Audrey Frantz.

Os procedimentos começam dia 19 em Santa Carmem e seguem até o dia 22 de outubro, com exames gratuitos preventivos de câncer de colo uterino, também conhecido como Papanicolau, e mamografia. O caminhão-unidade móvel tem um mamógrafo digital, um setor para coleta de exames e médicos mastologistas treinados.

Em entrevista ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, a presidente da Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso Ana Yanai explica que pacientes que apresentarem qualquer resultado alterado serão orientadas a fazer agendamento em Sinop para acompanhamento. “Não significa que estão doentes. Mesmo se tivermos exames de imagem que apresentem algo suspeito, é necessário complementar com uma biopsia por exemplo”, ressalta.

Em caso de confirmação da doença, a médica  aponta que as unidades fixas em Sinop e Cuiabá estão preparadas para atender.

Ana Yanai ainda afirma que a importância de ter uma unidade de prevenção em Sinop está na “realização do diagnóstico precoce. Entre  dois ou três anos nós não teremos mais casos de câncer avançado de mama e útero em nossa região, pois estaremos fazendo este processo de triagem com a população”.

De acordo com o diretor executivo da Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte , Paulo Prates, o caminhão foi “cedido em forma de comodato, por uma empresa de veículos e o mamógrafo adquirido pelo Rotary Clube International, totalizando investimento de R$ 2 milhões”.