Mulheres do SCFV participam de oficina de artesanato de fibras de bananeira
Numa parceria firmada entre a Administração Pública e as Psicólogas e especialistas em arteterapia: Gabriela Neves e Brine de Matos, do Projeto Social “Tramando Fibras e Tecendo Histórias” no último dia 24 de outubro, os grupos de mulheres que participam do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do CRAS, tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de preparo de fibras da bananeira para artesanato.
O projeto é voltado ao aproveitamento de resíduos do pseudocaule da bananeira, que é feito sem prejuízo ao meio ambiente, visto que são utilizados resíduos da bananeira, após a frutificação.
Partindo para a prática, as mulheres aprenderam como extrair as fibras do “tronco” de bananeiras; os tipos de fibra possíveis de produção; técnicas de corte, tratamento das fibras (esterilização e secagem) e a confecção dos artesanatos.
As mulheres acabaram por executar todas as fases da produção, e puderam apreciar todo o processo e seu resultado final.
O curso além de oferecer qualificação profissional, com a oportunidade de gerar emprego e renda, oferece ainda uma ocupação diferenciada, uma terapia.
“Decidimos continuam nossos encontros semanalmente para confeccionar peças sozinhos” disse, Cecília Fernandes – participante do SCFV. Demonstrando assim a conquista da autonomia que é um dos objetivos do projeto.