Lançamento do Projeto Recicla Verdinho aconteceu na Escola Municipal

Publicado em: 29/07/2022 ás 07:15:00

Na noite da última quarta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Santa Carmem, realizou no Auditório da Escola Municipal Selvino Damian Preve, o lançamento do projeto Recicla Verdinho, com a participação de diversos alunos e apoiadores.

O projeto faz parte do programa Cidade Empreendedora e Sustentável, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Educação, e conta com o apoio da cooperativa Sicredi Celeiro Norte de Mato Grosso, unidade de Santa Carmem.

O “Recicla Verdinho” é baseado e fortalecido no cooperativismo social e financeiro, no qual os alunos cuidam do meio ambiente, aprendem a se alimentar de forma saudável, e fortalecem a feira do pequeno produtor.

A finalidade é despertar nas crianças em idade escolar a consciência ambiental e também valorizar a agricultura familiar, proporcionar o acesso à uma alimentação mais saudável e economia às famílias.

A gestão do Prefeito Rodrigo Audrey Frantz e do vice-prefeito Pablo Liberal Bortolas, investe no futuro das crianças, e trabalha com parcerias que fazem a diferença na comunidade, apoiando projetos como o Recicla Verdinho.

O projeto é constituído em pilares da Educação Ambiental, Financeira/Econômica, Social e Alimentar, implantando uma cultura que protege o meio ambiente, fomenta a agricultura familiar, novos frequentadores da feira, o desenvolvimento local por meio dos pequenos negócios rurais, proporcionar a valorização e o acesso à uma alimentação mais saudável e a oportunidade de administrar o verdinho adquirido com a venda dos materiais reciclados.

FUNCIONAMENTO

Nesta primeira etapa, o projeto atende cerca de 190 alunos do 4º e 5° ano da Escola Municipal Selvino Damian Preve. Os estudantes receberão conhecimento por meio de palestras e visitas em pequenas propriedades, onde aprenderão medidas de Educação Ambiental na prática, recolhendo materiais recicláveis, como: garrafas pet, latas de alumínio, embalagens Tetra Park, frascos de produtos de limpeza, entre outros materiais recicláveis.

A cada 10 unidades de materiais, o aluno adquire um vale crédito, chamado “verdinho”, com valor unitário de R$ 1 (um real). Com esse dinheiro simbólico, os alunos poderão adquirir produtos da agricultura familiar, produtos naturais, como alface, legumes, verduras, leite, carne, pães, cucas, comercializados pelos agricultores na Feira do Produtor Rural, de Santa Carmem. As coletas dos materiais recicláveis vão ser realizadas a cada 7 dias.