II Seminário Municipal do Alfabetiza/MT em Santa Carmem
Nos dias 05 e 06 de outubro, a Escola Municipal Selvino Damian Preve foi palco do II Seminário Municipal do Alfabetiza/MT em Santa Carmem. O evento reuniu diversas figuras importantes da educação no município, incluindo a Secretária de Educação Ivete Bergamini, a Diretoria da DRE/Sinop representada pela Diretora Adjunta Christiane Zubler, a Articuladora Regional do Alfabetiza MT Daiane Lourenço de Andrade, e o Articulador Regional do Educa-MT Wallace Vieira. Além disso, estiveram presentes a Diretora e Coordenadora Municipal do Alfabetiza MT, Leocádia Bianchi de Carvalho, a Formadora Municipal da Alfabetização Elizete Alves Ferreira, a Diretora e Formadora Municipal da Educação Infantil Eliane Leal Lima, professores do Pré II, professores do 1º ao 5º ano e funcionários da Escola Municipal Selvino Damian Preve e CEMEI Benjamim Maurina, bem como alunos e familiares.
No início do seminário, a Secretária de Educação, Ivete Bergamini, parabenizou as professoras Alfabetizadoras dos primeiros e segundos anos, bem como as professoras da Educação Infantil, pelo trabalho notável que têm desenvolvido com suas turmas, seja na pré-alfabetização ou na alfabetização, dentro do Programa Alfabetiza MT. Em seguida, a Diretora Adjunta da DRE, Christiane Zubler, discorreu sobre a relevância do Programa Alfabetiza MT para os municípios, bem como o processo de alfabetização nas escolas. Ela também parabenizou a escola por ser uma das premiadas na 2ª edição do Prêmio Educa-MT. A diretora e coordenadora Municipal do Programa Alfabetiza, Leocádia Bianchi de Carvalho, destacou a importância do Programa Alfabetiza e parabenizou alunos, professores, famílias e todos os envolvidos por colocar a escola entre as 100 melhores do estado de Mato Grosso.
O seminário também contou com apresentações artísticas, incluindo o Ballet do Cras, que encantou a plateia com as músicas "Linda Rosa Juvenil" e clássicos da Disney. Os alunos do Pré II participaram com apresentações das músicas "A Saia da Boneca" e "Barulhinho do Arroz e do Feijão". Além disso, foi apresentado o Projeto Saia Literária, com a história da "Chapeuzinho Vermelho". Todas essas apresentações contribuíram para tornar a noite do II Seminário Municipal do Alfabetiza MT ainda mais brilhante e significativa, promovendo a aprendizagem de maneira lúdica.
A professora Formadora do Alfabetiza MT, Elizete Alves Ferreira, fez uma breve explanação no seminário, relatando sua jornada pessoal e profissional sob o tema "O que é ser uma professora alfabetizadora?". Ela comparou a Arca de Noé com a Arca da Alfabetização, enfatizando que é um processo que requer as alfabetizadoras do Saber. Em seguida, a professora Gilmara Ribeiro Wilges do 2º ano C apresentou uma prática exitosa.
O encerramento da primeira noite do seminário deu lugar à visitação das atividades realizadas pelos alunos e professoras do Alfabetiza MT (Educação Infantil e Alfabetização).
No dia 06/10, alunos e professores das escolas CEMEI Benjamin Maurina e Selvino Damian Preve tiveram a oportunidade de visitar a exposição dos materiais pedagógicos confeccionados pelas professoras e alunos, exemplificando boas práticas no processo de alfabetização.
Em nome da Escola Municipal Selvino Damian Preve, agradecemos a todos os presentes. Sentimo-nos honrados em compartilhar essas práticas e mostrar como o Alfabetiza MT tem contribuído para o avanço da alfabetização em nosso município. Juntos, continuaremos a promover a educação de qualidade em Santa Carmem.