Santa Carmem, recebeu nesta quinta-feira (21.11) a 10ª edição do projeto Futuro em Campo, promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT). O projeto proporcinou uma experiência única para 290 alunos da Escola Municipal Selvino Damian Preve. As crianças tiveram a oportunidade de viver um dia no campo, na Fazenda Esperança, com o objetivo de conhecer de perto o mundo do agronegócio mato-grossense.
A coordenadora pedagógica da escola, Lucimar Eduardo da Silva Azevedo, destacou a importância da experiência para os estudantes, ressaltando que visitas como essa ampliam o entendimento dos jovens sobre o agronegócio da região. “É essencial que eles compreendam o que é o agronegócio em nossa região. Essa visita vai além do aprendizado tradicional em sala de aula, pois, com certeza, estimulará novas habilidades e questionamentos, de acordo com o interesse de cada aluno”, afirmou Lucimar.
O evento, que foi realizado em dois turnos, permitiu que as crianças se envolvessem ativamente em diversas atividades, absorvendo conhecimentos sobre o campo, como explica Mariana Daldin Almeida, uma das participantes. “Aprendi algo muito interessante: os agricultores plantam árvores para evitar o desmatamento e garantir a sustentabilidade, e também descobri que a nossa comida e as roupas que usamos vêm dos agricultores”, disse Mariana, visivelmente impactada pela experiência.
Raul Pruinelli, delegado coordenador da Aprosoja MT em Sinop, destacou o impacto do projeto: “É uma excelente oportunidade para as crianças conhecerem, na prática, como é a produção agrícola aqui. Elas puderam ver de perto o maquinário, a lavoura e o processo de produção de ração para os animais, além de outros aspectos do agronegócio. Um dia muito enriquecedor para todos”, finalizou Raul.
"Essa parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) representa um passo importante no nosso compromisso com a educação e com o futuro dos nossos jovens. Proporcionar experiências como essa é essencial para que eles compreendam a relevância do setor agrícola para o nosso estado e para o Brasil como um todo. O agronegócio é a base do desenvolvimento de Mato Grosso, e é fundamental que as novas gerações conheçam a prática e os desafios desse setor tão importante. Quero agradecer a todos os envolvidos na realização deste projeto, especialmente à Aprosoja MT, por trazer para Santa Carmem essa oportunidade única de aprendizado. Tenho certeza de que este dia ficará na memória de cada um dos nossos alunos e os inspirará a buscar mais conhecimentos e, quem sabe, até a se engajar diretamente no futuro do agronegócio" finaliza prefeito Rodrigo Audrey Frantz.