Fávaro apresenta programa Internet para Todos

Publicado em: 09/02/2018 ás 12:08:00

O vice-governador Carlos Fávaro (PSD) apresentou, na tarde de ontem, quinta-feira, o programa ‘Internet para Todos’, que contemplará os 141 municípios cadastrados no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, lançado em maio do ano passado. É o primeiro satélite geoestacionário do país de uso civil e militar e tem capacidade para cobrir toda o território nacional. Os investimentos foram de R$ 2,7 bilhões.

Segundo Fávaro, será possível disponibilizar conexão banda larga dos locais mais longínquos. A rede atenderá os setores da Segurança, Educação, Saúde e os cidadãos. “É um programa inovador. A internet não é só para comunicação em redes sociais, mas sim para promover cidadania e oportunidades de crescimento. É necessário pensar que aqueles que moram nas comunidades e distritos também necessitam ter acesso. É difícil pensar que aquele jovem que mora em uma propriedade rural não pode ter acesso ao ensino de qualidade por falta de internet. Por isso, o Brasil entrou em uma nova fase. Até o ano passado, vivíamos com satélites alugados. Esse ano, nos temos um satélite próprio lançado com o dobro de internet que o país possui. Isso nós trás soberania nacional e preços mais acessíveis. O programa visa garantir segurança para as Forças Armadas. A outra parte da banda será usada para interligar escolas e a área da saúde também será contemplada”, disse.

Ainda de acordo com o vice-governador, toda a operacionalização de instalação da atena e equipamentos necessário não terão custos ao município. “Será totalmente instalada de graça através de uma parceria com a prefeitura e as localidades que vão receber o aparelho. Porém, será feito chamamento onde os operadores vão comprar esse sinal da Telebras e distribuir com preços bastante acessíveis. Com isso, teremos internet barata para população. O sistema já está todo planejado. Será feito chamamento do setor privado para que possa operacionalizar o sistema depois da instalação da antena. É um processo gradativo. A operação é feita pelo provedor local e não terá concorrência com os fornecedores existentes nos municípios”.

O Prefeito Rodrigo Frantz, adiantou que irá encaminhar a câmara de vereadores o projeto com as informações e com a lei que isenta o ISSQN sob o serviço. “O Projeto veio numa hora boa, onde o município continua enxugando gastos para manter a máquina pública atendendo todas as demandas, e desta vez a economia com internet será considerável para a prefeitura que terá o serviço gratuito, além de conseguir atender de forma gratuita as praças do município e o projeto casulo” pontua.

O Prefeito Rodrigo Frantz, também oficializou a cobrança de vários convênios firmados em andamento, para que o Governo do Estado de mais celeridade aos procedimentos de pagamento.

Na Câmara de Vereadores após a apresentação do programa, o Vice-governador recebeu das mãos do Patrão do CTG Paixão sem Fronteiras, um lenço azul, representando a gratidão do povo carmense e das entidades, pela sua visita. Ainda João Malinski, diretor cultural do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso e Conselheiro de Ética da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, teceu palavras de agradecimento pelo fomento à realização do FENART em 2018 e a participação do Vice-governador.