ESF Realiza entrega de medicamentos a domicilio

Publicado em: 27/02/2012 ás 09:07:00 Fonte: secretaria de saúde
Com o projeto "Moto 10" os pacientes terão seus remédios entregues em casa.
O Projeto Moto 10 é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que visa atender aos hipertensos com mais de 60 anos, acamados ou portadores de deficiência na entrega das medicações em suas residências e que estejam cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF).

O intuito de levar este medicamento em casa é acompanhar este idoso, que muitas vezes não tem condições de vir até a Unidade, através da visita da técnica de enfermagem (a qual realiza orientações e verifica pressão) é facilitar o acesso ao tratamento, evitando transtornos de automedicação ou atraso nas retiradas.

Os demais hipertensos e diabéticos (os que não se encontram na faixa etária acima de 60 anos), também serão atendidos com acompanhamento, porém com ênfase diferente, ou seja, deverão comparecer na Unidade para o devido acompanhamento médico e retirada da medicação nas datas seguintes: todas primeira e terceira segunda-feira do mês, durante o dia todo a partir das 8 horas e comparecer com os documentos e carteira do hipertenso. Qualquer dúvida, procurar a equipe de saúde. Este atendimento será realizado pela Agente Comunitária de Saúde, Técnico de Enfermagem ou enfermeiro e farmacêutico e em casos necessidade, o médico.

Segundo a Secretária de Saúde Luiza, o Hiperdia é um Programa do Ministério da Saúde que visa justamente o acompanhamento mensal dos hipertensos e diabéticos. O que vem acontecendo é justamente o contrário, ocorre à retirada de medicamentos por outros familiares e com receitas antigas, impossibilitando a qualidade do tratamento. No início é uma mudança radical, porém necessária, visto o elevado número de emergências por conta da Pressão Alta, Acidente Vascular Cerebral – AVC (Derrame) e até casos de infarto, portanto é fundamental que medidas preventivas sejam adotadas de imediato. O que queremos é acompanhar de perto o andamento do tratamento destes hipertensos e precisamos desta intervenção individual.

Esperamos que a comunidade compreenda nossa proposta de intervenção para melhor promovermos a saúde dos Munícipes Carmenses.