A Prefeitura de Santa Carmem, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem promovido iniciativas voltadas ao empoderamento e à capacitação das mulheres da comunidade. Contudo o curso de pintura está beneficiando o grupo de mulheres atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Sob a orientação da instrutora Rosilda Neves Pinteiro, as participantes têm a oportunidade de aprender técnicas de pintura , além de desenvolver habilidades que podem contribuir para sua independência financeira e criativa. A pintura , além de ser uma arte que traz prazer , pode se tornar uma fonte de renda, uma vez que as participantes podem vender suas criações no mercado local.
A Secretária de Assistência Social, Sângela Bianca, em suas palavras, enfatiza a importância da inclusão e do fortalecimento das redes de apoio às mulheres. “Esse curso representa mais que uma oportunidade de aprendizado. É um espaço de troca, de união e de empoderamento. Estamos aqui para apoiar essas mulheres em cada passo de sua jornada”, afirmou Sângela.
As aulas finalizaram com feedback positivo das participantes, que aprenderam a arte da pintura , mas também fortalecendo laços de amizade comunitário, trabalhando o autoestima, diminui a ansiedade, explora a criatividade, melhora a memória e concentração,habilidades cognitivas, reduz depressão. O ambiente acolhedor do CRAS e do Centro de eventos do Casulo, tem se mostrado propício para que essas mulheres compartilhem experiências e superem desafios juntas.
A Prefeitura de Santa Carmem está comprometida em continuar oferecendo ações que promovam o bem-estar social e a autonomia das mulheres envolvidas, reafirmando assim seu papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O curso de pintura é apenas uma das várias atividades que visam fortalecer as competências e a autoestima das participantes.
O CRAS permanece à disposição para atender as necessidades da comunidade e impulsionar o desenvolvimento social de Santa Carmem.