Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é tratado na Escola em evento alusivo a Campanha Faça Bonito

Publicado em: 31/05/2023 ás 09:23:00

A secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), realizaram no dia 18 de maio um evento em a Campanha Faça Bonito - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante o dia foram realizadas palestras de orientação na Escola Municipal Selvino Damian Preve, com a presença de três Psicólogas (Elizangela Brandão, Jaqueline Viais e Rosi Portes), além do apoio da Polícia Militar.

Durante o evento também aconteceu apresentação de teatro em fantoches, realizado pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS de Santa Carmem com as orientadoras Eliane e Gelci Maurina de Freitas.

O objetivo da Campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de local de moradia (rural ou urbana), de geração e de condições econômicas.

Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerado sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção.

A violência sexual nesses casos ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como da exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, se tornam mercadorias e assim são utilizadas nas modalidades de exploração sexual como: tráfico, pornografia, contexto da prostituição e exploração sexual no turismo. Os canais de denuncia são: DISQUE 100, Policia Militar 190 e Conselho Tutelar (66)99996-3952.

Notícias relacionadas
Copyright © 2016 -Todos os direitos reservados
Prefeitura Municipal de Santa Carmem