Servidores terão reajuste salarial acima da inflação e prefeito, vice, secretários municipais e vereadores abriram mão do aumento

Gestores, secretários e vereadores abrem mão de reajuste salarial aprovado na câmara de vereadores e prefeito define 4% de reajuste para servidores municipais

Publicado em: 18/12/2017 ás 10:30:00

A Prefeitura de Santa Carmem anunciou nesta segunda-feira, dia 18, que o salário de servidores municipais receberão reajuste de 4%, já em Janeiro de 2018. O cargo de assistente administrativo por exemplo passará a receber o valor líquido de R$ 1296,00 com o aumento. Prefeito, vice, secretários municipais e vereadores abriram mão do percentual de reajuste

O reajuste nos rendimentos dos servidores públicos municipais foi definido pela administração municipal por via da Lei Nº 710/2017, datada em 12 de dezembro de 2017 e é decorrente ao aumento da inflação ou o também chamado de IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que em outubro deste ano foi afixado a média dos últimos 12 meses para 2,70%. O índice é calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O Valor que o município deve gastar com pagamento de servidores em 2018 será de aproximadamente R$820,000,00 reais mensais, conforme informa o departamento de contabilidade; contudo o impacto do aumento aos cofres do município será de cerca de R$38,000,00 reais mensais, comparando-se ao valor da folha de pagamento do mês de novembro de 2017 que foi de R$ 752,004,83.

A proposta já foi avaliada e aprovada pela Câmara de Vereadores e o aumento já cairá na conta dos servidores no primeiro mês de 2018.

Mesmo com a forte queda nos repasses constitucionais durante todo o ano, a Prefeitura de Santa Carmem, conseguiu antecipar o décimo terceiro salário aos servidores; e pagará nesta sexta-feira,22, o salário do mês de dezembro. Só até novembro de 2017, os valores repassados do FUNDEB caíram cerca de 10%, se comparado ao ano passado, exigindo da administração um aumento na eficiência das ferramentas de arrecadação própria para manter o equilíbrio financeiro, contrapartidas em obras e demais encargos. Medidas como a redução de cargos de secretários, REFIS 2017 - Recuperação Fiscal da dívida ativa, fiscalização do ISSQN e demais notificações das receitas próprias foram efetivadas com mais constância.

O prefeito municipal, afirma que o equilíbrio financeiro é decorrente à contrapartida do município que salvou o déficit dos repasses institucionais. “Foram muitos municípios que parcelaram o décimo, que não conseguiram manter as contas em dia, e como sinal de comprometimento nós no final deste ano, abrimos mão do aumento do salário do prefeito, vice, secretários e vereadores, mas estamos com as finanças bem organizadas e as correções podem ser feitas, e sem ultrapassar os limites determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Rodrigo Frantz.

Quem atualmente ocupa o cargo de Secretária de Administração, planejamento e finanças é a Primeira Dama Aline Alexandre Frantz que sem remuneração também é Secretária de Assistência Social.