Invernada Xiru do CTG Paixão Sem Fronteiras é vice-campeã nacional no Fenart

A invernada Xiru do CTG Paixão Sem Fronteiras ficou vice-campeã nacional de danças tradicionais gaúchas e campeã nacional em coreografia de saída de palco.

Publicado em: 03/08/2017 ás 10:03:00

A cidade de Querência sediou entre os dias 20 e 23 de julho, o 14° Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), 18º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e 8º Jogos Tradicionalistas, no CTG Pousada do Sul. Dezenas de CTGs do Brasil todo estiveram presentes. O CTG Paixão Sem Fronteiras participou com a invernada Xiru e declamação Prenda Veterana. E a invernada Xiru ficou vice-campeã nacional de danças tradicionais gaúchas, campeã nacional em coreografia de saída de palco, levando também o título de campeã nacional a Prenda Veterana Edinéia Américo de Arruda. O Instrutor Cesar Muriana disputou dança de salão veterana com a Prenda Marciléia Capitanio de Souza, representando o CTG Recordando os Pagos.

A Abertura oficial aconteceu na sexta-feira dia 21 de julho, contou com várias apresentações e entre elas, a apresentação do grupo de dança alemã, com integrantes da cidade de Santa Carmem, levando a bandeira da cidade e finalizando a noite com a entrega da plaaca em homenagem ao governador pelo empenho e apoio ao evento e a tradição, entrega pela 2ª Prenda do MTG-MT Edinéa de Arruda Americo e o 1º Peão Veterano Rogério Deivtz., ambos do CTG Paixão Sem Fronteiras.

“Todas as coordenadoras, dançarinos e patronagem estão de parabéns por representar o município de Santa Carmem” diz o Prefeito Rodrigo Frantz. A Assessoria da Prefeitura esteve presente no evento. Acompanhamos a belíssima apresentação da invernada Xiru, todos os dançarinos com mais de 50 anos, dançando na entidade que tem menos de 2 anos de fundação.

O evento foi grandioso. A cidade de Querência está de parabéns. E foi muito bonito. Bonito ver as apresentações de danças artísticas, o tiro de laço, a bocha campeira, a criançada no tiro de laço na vaca parada com plateia e narrador. Bonito ver o talento dos músicos. Impossível não sentir a emoção e não bater palmas para aqueles que mantém viva a beleza da cultura gaúcha.

Além do vice-campeonato da invernada Xiru, o CTG Paixão Sem Fronteiras trouxe outro troféu. E foi de campeão. Edinéia Américo ficou em primeiro lugar na declamação categoria Prenda Veterana, se consagrando campeã nacional.

Curso de danças

O CTG Paixão Sem Fronteiras está promovendo aulas Danças Gaúchas de Salão, às 19h nas terças, sextas e domingo no Clube dos Idosos. Os ritmos oferecidos são vaneira, marcha, chamamé, rancheira, chote, valsa, milonga e bugio.