Inicia hoje Coleta Seletiva em Santa Carmem e prefeitura explica

Publicado em: 20/12/2017 ás 08:11:00

Nesta quarta-feira, dia 20, estará sendo realizada a coleta seletiva do lixo no município de Santa Carmem. Esta iniciativa visa o descarte correto do lixo, para que este, na medida do possível possa ser reciclado, ainda, isto facilitará o trabalho da equipe que trabalha tanto recolhendo o lixo urbano, como a que trabalha com o lixo reciclável.

A Coleta Seletiva em Santa Carmem é decorrente ao trabalho de destinação correta do lixo urbano, motivado pela necessidade de extinção do lixão que ficava próximo ao perímetro urbano do município que causava uma série de transtornos e riscos para a saúde urbana. Notificações, denúncias feitas ainda em anos passados, refletiram no início deste ano fazendo com que a administração cumprisse com uma série de tarefas em tempo recorde, em respostas às notificações; com a finalidade de eliminar o uso do lixão e iniciar um novo tempo, de conscientização da população, de recuperação da aérea do antigo lixão, reciclagem e destinação correta do lixo.

“Esperamos que a população compreenda essa mudança e colabore com a coleta seletiva, sabemos que a mudança ocorreu de forma muito rápida para a população, mas foi nessa mesma velocidade que tivemos que resolver o problema do lixão que existia no município há mais de 30 anos, em apenas um ano, respondendo a todas as notificações e fazendo a nossa parte na medida do possível” comenta Rodrigo Frantz.

Recentemente a área do antigo lixão, foi cercada e recebeu mais de duas mil mudas de arvores, plantadas pelos alunos do município, para que se inicie a recuperação da área.

A dinâmica da coleta funcionará da seguinte forma:

Segunda, quarta e sexta, será recolhido material orgânico (cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida). Material não reciclável: Material de higiene pessoal (toalhas de papel, papel higiênico, absorventes, cotonetes, fraldas descartáveis); Plásticos e papéis engordurados; Vidros planos (de janelas e espelhos); Copos quebrados; Copos e pratos descartáveis; Bitucas de cigarro.

Terça e quinta-feira, será recolhido papelão; PET (garrafas de refrigerantes, água mineral); Plástico (sacolas, embalagens de material de limpeza, utensílios e talheres de plástico, copinhos de iogurte ou coalhada); Latinhas (refrigerantes, cervejas, alimentos em conserva); Sucata (metais em geral, canos, pregos, parafusos, panelas, peças de motores, carcaças de fogão ou geladeira, latas de tinta, latas de conservas); Papel (devem estar dobrados ou cortados. Não amasse!); Jornal; Embalagens de isopor; Vidros de embalagens (de bebidas, de remédios, de alimentos em conserva) limpos e sem tampas.

Ainda, são necessários cuidados especiais com: óleo de cozinha, que deve estar colocado em uma garrafa pet e destinado ao CRAS; itens como pilhas, baterias e materiais eletrônicos não deverão ser descartados junto ao lixo doméstico; vidros de demais materiais cortantes deverão ser embalados em papel e identificados.

Observa-se, além disso, que o lixo que não estiver devidamente separado e embalado não será recolhido.

Em caso de dúvidas, informações poderão ser obtidas junto à prefeitura, ou pelo telefone: 66 3562-1115. Da mesma forma, os folders explicativos podem ser retirados também na prefeitura. Além do carro de som que irá fazer o anuncio na cidade.